A Prefeitura de Contagem deu posse, na noite desta segunda-feira (26), aos novos representantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (COMADC), para o biênio 2018/2019, em cerimônia ocorrida no auditório da sede do Poder Executivo, e que contou com a presença de diversas autoridades municipais e do Estado.
Homologado através do decreto nº450, de 26 de março de 2018, o conselho passa a contar com representantes da sociedade civil, entidades e associações voltadas ao trabalho de prevenção e enfrentamento ao uso de álcool e drogas, além de representantes de várias secretarias de governo. “É importante que esta agenda seja feita de forma transversal, proporcionando o diálogo entre a sociedade e o poder público em todas as suas esferas. Por isso, o prefeito Alex de Freitas traz este o desafio para dentro de seu gabinete, numa ação inovadora e comprometida com a implementação das políticas públicas que tragam resultados satisfatórios para o tema. Isso demonstra o respeito e o envolvimento do governo com a causa”, afirmou o secretário de Governo, Vladimir Azevedo, que representou o Executivo Municipal no evento.
O deputado estadual Antônio Jorge destacou a importância do enfrentamento e do trabalho de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas, principalmente em relação aos jovens. “Este é o desafio do século. Além de implementar as políticas públicas, precisamos motivar a sociedade a participar, efetivamente, de todo o processo. Buscar caminhos para sanarmos este problema que aflige cada vez mais nossos jovens e crianças. Não é apenas proibir por proibir, mas criar métodos e desenvolver ações que se traduzam em mudanças significativas de conduta, participação e resultados na luta diária que temos contra as drogas”, concluiu.
O controle social, principal trabalho a ser desenvolvido pelos conselheiros, também foi abordado pela diretora de Prevenção à Violência e ao Uso Abusivo de Drogas, Soraya Romina. “Aqui vamos discutir e deliberar sobre as políticas públicas a serem implantadas no município. Construir um pacto a favor da vida e transformar Contagem em um ‘território’ de prevenção e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas”.
O evento também deu posse ao Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas no Município de Contagem, que reúne membros de todas as secretarias municipais e terá a missão de elaborar, analisar, implementar e fiscalizar as políticas públicas municipais, além de fazerem a interlocução entre o conselho e o governo municipal.
“A expectativa é a melhor possível. São grandes os desafios que temos pela frente. Combate ao tráfico, conscientização da sociedade, implantação e acompanhamento das políticas públicas e o trabalho diário que deve ser levado à população, principalmente nas camadas mais carentes da periferia. Acredito que este conselho tem tudo para funcionar, e foi um grande passo do governo municipal chamar para si a responsabilidade e assumir o compromisso de trabalhar, em conjunto, para alcançarmos resultados grandiosos em nosso município”, ponderou o conselheiro José Saboia dos Santos, representante da Associação de Moradores do Bairro Novo Progresso (AMONP), que atua há 40 anos com a prevenção do uso de drogas na cidade.
A cerimônia ainda contou com a participação do saxofonista Wilkinson Henderilk de Freitas, chefe de Grupamento da Guarda Civil de Contagem, que apresentou um repertório de música popular brasileira na abertura do evento.